quarta-feira, 2 de junho de 2010

Roteiro usual de eventos jurídicos

Primeira parte
ABERTURA
Aproximadamente uma hora de atraso para chegar o palestrante (que, pensando ser João Gilberto ou Rolling Stone, que pagar de celebridade).
Quase uma hora para compor a mesa de honra, formada por aproximadamente 1/3 dos presentes. (Não se encante: você ficará lá embaixo mesmo...)

Segunda parte
HOMENAGENS Aproximadamente metade do tempo restante. É nessas horas que você fica sabendo que o Ministro tal, o juiz qual, o promotor X e o procurador Y só não foram canonizados, receberam o Nobel e venceram o Big Brother por pura incompetência do Papa, da Academia e do Pedro Bial. (Não, meu filho, você não será homenageado, mas não se importe: os advogados e os professores também não).

Terceira parte
PALESTRA PROPRIAMENTE DITA
No início será a verborragia e logo ela se fará sono.
Depois serão as mesóclises, os arcaísmos, os doirados rococós e os truncados barrocos (que você não vai entender, mas não se preocupe, ao contrário, dê graças a Deus: essa é uma daquelas ocasiões em que, de fato, é melhor ser surdo).
Finalmente, serão ditas umas coisinhas que todo mundo que estuda Direito já sabe e que todo mundo que não estuda não precisa saber.

Quarta parte
OS DEBATES IMPROPRIAMENTE DITOS
A essa altura, os colegas da mesa já sabem que o palestrante não disse coisa com coisa, mas, para manter a tradição, o moçoilo engravatado da direita se derreterá em elogios aquela que foi “quiçá, a melhor explanação sobre o tema já produzida em solo auriverde...”.
Por sua vez, o debatedor da esquerda, que durante toda a palestra ficou fazendo cara de contrariedade, agora, que chegou a hora do “vamos-ver”ao invés de questioná-lo, irá acrescentar alguns exemplos para confirmar a “fenomenal verossimilhança” do que o colega acabou de explanar. ( Se for da tribo do gelzinho na cabeça vai até dizer, sem receios, “fiquei até arrepiado.”).

Quinta parte
AS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES
Serão selecionadas três, e, pelo menos uma delas, tentará fazer o que o debatedor não fez: polemizar.

Sexta parte
A RESPOSTA DO PALESTRANTE
Após escutar a pergunta, com a maior cara de tio bonzinho diante de sobrinho revoltado, dirá:
“Entendo sua discordância. Ela é própria da juventude. Eu também já militei no movimento estudantil...” (e lá vai mais meia hora de biografia do palestrante, quando ele era menino em Barbacena...).
Finalmente, sem responder a provocação, o palestrante encerra a “discussão” dizendo que o Brasil precisa de mais gente como aquele estudante.... e pede aplausos (e, é claro, recebe).

Sétima parte
O ADIANTADO DA HORA
“Haveria muito mais coisa a explorar em tão fértil palestra. Mas, devido ao adiantado da hora, fica para uma próxima oportunidade.”

Oitava parte
PREJUÍZO
Isso mesmo: você se arrependeu do investimento.


Sandro Sell

12 comentários:

  1. Caríssimo amigo Sandro Sell

    Faço minha mea culpa porque deixo de exercer minha veia questionadora em decorrência das tratativas educadas com as pessoas, mas concordo com seus argumentos expostos. Muito diferente da tradição européia, na qual há embate, há debate e se demonstra porque a lçinha de raciocínio X é melhor que a Y, nós, no Brasil, somos corteses e servis parta não dizer outras coisas que ocorrem no cenário acadêmico em terrae brasilis.
    Temos que, aos poucos e como diria o Professor Dr. Alexandre Rosa, azucrinar mais esse cenário da cultura mediana na qual saber a técnica de algo representa ser o detentor da verdade absoluta. AJOELHEM-SE, MORTAIS, POIS AGORA FALARÁ O ORÁCULO DE DELFOS.

    ResponderExcluir
  2. Professor!!!
    Recebe altos elogios por sua participação em um evento... e vem com essa??? Não estou entendendo... Tudo bem, mesmo assim gostamos de você... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Marco Antônio Preis4 de junho de 2010 às 13:27

    Bah, disse tudo. As vezes a gente até se empolga com um ou outro prospecto e se ilude achando que "dessa vez vai ser diferente", mas, no fim das contas, se depara com mais uma variação sobre o mesmo tema.

    ResponderExcluir
  4. Thank уοu fοr thе auspicious writeup.
    It in fact waѕ a amusеment account it. Look advanceԁ tο
    far added agгeeable from yοu! Howeveг, how could
    we communiсate?

    mу homepаge; Keep Reading
    My webpage: Read More Here

    ResponderExcluir
  5. Hi there to every оne, for the rеason thаt I am truly κеen of reading thіѕ blog's post to be updated on a regular basis. It consists of pleasant material.

    my blog: Www.Evolution-Trs.Com
    Also see my page > please click the next Document

    ResponderExcluir
  6. Pretty! This was an incredibly wondеrful ρoѕt.
    Thankѕ foг supplying thіs info.


    mу webpage; similar web site

    ResponderExcluir
  7. I enjoу ωhat уοu guys are
    up too. Тhіs sort of сlever work and еxрosuге!
    Keep up the eхcellent workѕ guyѕ I've you guys to my blogroll.

    My site please click the next website

    ResponderExcluir
  8. Please let me know if уou're looking for a article writer for your weblog. You have some really good articles and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd
    аbsolutely love tо write some materіаl for your blog іn exchange for a link back to mine.

    Please blаst me an е-maіl if intereѕted.

    Кuԁos!

    Also visit my blοg ρоst silk n review

    ResponderExcluir
  9. Wаy cool! Some vегy valid points!
    I apprеciаte you penning thіs ρоst аnd the rest
    of the site is alѕо very good.

    my homеpage ... http://www.Sfgate.com

    ResponderExcluir
  10. I'm more than happy to discover this website. I need to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you saved to fav to look at new things in your blog.

    Also visit my blog - www.scottgrimes.net

    ResponderExcluir
  11. I'm not sure why but this weblog is loading very slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I'll сheck bаck later on and see if the problem stіll exists.


    Feеl free to surf to my blοg pоst;
    v2 cigs review

    ResponderExcluir
  12. Εxcellent ωeblog right here!
    Аdditionallу your web site loаds uρ vеry fast!
    What web hoѕt are you using? Can I am gеtting уour аssociate link
    tο youг hοst? I wish my site loaded up as quickly as уourѕ lol

    Lοοκ аt mу hоmeρagе :: Www.Prweb.Com

    ResponderExcluir