quarta-feira, 30 de junho de 2010

O ópio do povo?

Você sabe qual a semelhança entre uma loja de móveis e eletrodomésticos, uma loja de materiais de construção e um banco, por esses dias de Copa do Mundo? Não? Resposta: Uma televisão sintonizada na mesma coisa (isso pra não dizer no mesmo canal). E se não bastasse, sempre tem três ou quatro pessoas ao redor dela conferindo o passatempo.
Não é demasia dizer que nessa época para-se tudo, do sono ao noticiário. Entretanto, sabe-se que o Brasil não está sozinho na interrupção de rotinas para assistir ao desporto mais popular do mundo. Se aqui paramos, por exemplo, somente durante os horários dos jogos da seleção, na Itália para-se o período todo em que a seleção azzurra joga. Nações param para acompanhar a Copa do Mundo e nações querem sediar a Copa do Mundo.
Sediar uma Copa do Mundo de Futebol parece trazer muitos benefícios para o país sede. De acordo com um estudo divulgado pelo Ministério do Esporte, R$183,2 bilhões é o potencial impacto econômico entre os anos de 2010 e 2019. A geração de empregos está estimada em 710 mil vagas, distribuída em permanentes e temporárias, o que irá gerar um aumento no consumo das famílias estimado em R$5 bilhões. Além do mais, durante o Mundial, o país espera receber 600 mil turistas estrangeiros, além dos brasileiros que circularão pelo Brasil.
Contudo, segundo o inglês Stefan Szymanski, professor de finanças da Cass Business School, ainda resta dúvidas se há alguma real vantagem socioeconômica ao país sede de megaeventos esportivos. De acordo com o professor, todo o dinheiro investido não produz um retorno considerável. A ver: instalações ociosas e de uso limitado passado o evento e especulações referentes ao turismo, que nunca se concretizam, ou seja, sempre há as pessoas que já viajariam para o local de qualquer forma e as que evitam viajar para o local enquanto a Copa está acontecendo, - são fatos notáveis. O economista norte-americano Andrew Zimbalist, especialista em negócios de futebol, diz que, economicamente, não foi uma experiência positiva para os Estados Unidos terem sediado a Copa de 1994, mas salienta  os benefícios sociais, políticos e culturais.
Por sua vez, Marcelo Proni, especialista do esporte da UNICAMP, lembra que, ao fazer comparações de resultados socioeconômicos dos países sede, deve-se considerar a situação econômica já estabelecida no país, ou seja, o impacto econômico causado na Alemanha, na condição de país desenvolvido, foi muito menor que o na África do Sul e, muito provavelmente também em relação ao Brasil, em 2014, - exemplos de países em desenvolvimento. Não obstante, Proni considera que não se podem medir os benefícios de uma Copa do Mundo somente pelos meios econômicos. Ele ressalta como benefícios sociais, a auto-estima e satisfação de um povo em receber “em casa” um megaevento deste porte e os melhores atletas do mundo, o que acaba fazendo com que os exorbitantes gastos sejam aprovados pela sociedade.
Enfim, o futebol é mesmo motivo de entusiasmo popular. E depois que passei por uma guarita e vi a televisãozinha ligada, pensei que talvez Marx estivesse errado quanto ao que seria o ópio do povo...

Murilo Azevedo

Nota:  A frase de Marx, de que a religião seria o ópio do povo, está no seguinte trecho da Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, de1844:
"A miséria religiosa constitui ao mesmo tempo a expressão da miséria real e o protesto contra a miséria real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo.
A abolição da religião enquanto felicidade ilusória dos homens é a exigência da sua felicidade real. O apelo para que abandonem as ilusões a respeito da sua condição é o apelo para abandonarem uma condição que precisa de ilusões. A crítica da religião é, pois, o germe da crítica do vale de lágrimas, do qual a religião é a auréola.
A crítica arrancou as flores imaginárias dos grilhões, não para que o homem os suporte sem fantasias ou consolo, mas para que lance fora os grilhões e a flor viva brote. A crítica da religião liberta o homem da ilusão, de modo que pense, atue e configure a sua realidade como homem que perdeu as ilusões e reconquistou a razão, a fim de que ele gire em torno de si mesmo e, assim, em volta do seu verdadeiro sol. A religião é apenas o sol ilusório que gira em volta do homem enquanto ele não circula em tomo de si mesmo.
Conseqüentemente, a tarefa da história, depois que o outro mundo da verdade se desvaneceu, é estabelecer a verdade deste mundo. A tarefa inmediatada da filosofia, que está a serviço da história, é desmascarar a auto-alienação humana nas suas formas não sagradas, agora que ela foi desmascarada na sua forma sagrada. A crítica do céu transforma-se deste modo em crítica da terra, a crítica da religião em crítica do direito, e a crítica da teologia em crítica da política."
O futebol teria a mesma função? Com a palavra, os amigos desse blog...

postado pelo Sandro Sell

16 comentários:

  1. parece que não existe mais nada acontecendo no Brasil.. tudo por causa da Copa. até mesmo nesses dias agora que não são realizadas as partidas as notícias são o edema no osso do elano ou que o schweinsteiger disse para os argentinos abaixarem a bola, pois estão muito confiantes.

    será que é assim no mundo inteiro? eu sou fanático por futebol, principalmente o internacional, mas não deixo de me ligar nas outras coisas que estão rolando. na real, achei que iria ficar mais empolgado com o evento, mas sei lá.. tô achando bem mais ou menos.

    muito bom o texto, Lilo. abraço

    ResponderExcluir
  2. Será mesmo por acaso que as eleições presidenciais aqui no Brasil aconteçam exatamente no mesmo ano que a Copa do Mundo?

    É uma pena que o esporte mais querido do mundo tenha tomado as vias do controle social...

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto, lilo.. escolheu um tema bom e escreveu bem
    continua assim
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto. Bem escrito e pelo menos até antes da nota, sua argumentação é mais impplícita que explícita, fazendo o leitor trabalhar com os dados e incitando-o às suas próprias conclusões..

    Discordo da conclusão na nota e ao final do texto, no entanto. Afinal, quem define a "verdade sobre o mundo"? E ao invés de pensarmos em funções, porque não pensar em termos de produções? Será que o futebol exerce uma (e apenas uma) função? O que produz o futebol enquanto evento social? Aliás, mesmo que o futebol tivesse sido criado intencionalmente para atender a funções particulares (qquer coisa semelhante à alianção do povo, pão e circo, etc.), não poderíamos esquecer do próprio Marx: não existe consumo passivo - o consumo faz parte da produção: um trilho de trem não existe como produto até que alguém faça um uso dele (acho q isso ta na crítica à economia política..). E estes usos, no caso do futebol (mas não só dele) são muitos e variados: há muitíssimas diferentes apropriações deste desporto em múltiplos contextos. Mesmo que o futebol tivesse sido criado para "alienar", então, teria que se considerar estes fatores - além do que os atores sociais nunca podem controlar nem prever todas as consequências de seus atos..

    Desculpa pelo tamanho do coment.

    Abraços, Kaio.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto Murilo,
    Pena que o povo só é Patriota na copa!!!

    ResponderExcluir
  6. Agora o mundo voltou para a normalidade, já que aqui era o unico lugar em que não se falava de futebol. Mandou bem, Murilo!
    Priscila

    ResponderExcluir
  7. Boa Murilo,

    Muito bom o tema escolhido e o texto maravilhoso.

    Faz tempo que megaeventos como copa do mundo e olimpíadas deixaram de ser apenas um evento esportivo. Acredito que os impactos destes eventos, sejam economicos, políticos ou culturais sejam incalculáveis... mas acredito que um evento deste porte organizado com seriedade sempre é positivo ao país sede.

    Parabéns...

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito bOM ...
    Sei que isso é tão verdade pois sofro na propria pele trabalho com comercio e eu
    como alguns amigos que tem loja estão apavorados o o movimento comercial em época de
    Copa do mundo ... Complicado ... é Literalmente um País q para!
    Opio da Nação e Felicidade para A Mídia!

    ResponderExcluir
  9. Para nós, enquanto torcida apenas, a seleção representa o Brasil, faz valer o nosso nome no mundo - e o fato de termos uma das melhores seleções nos leva, às vezes, a inferirmos que isso é uma grande coisa para além da copa... (putz! - não temos nenhum nobel, nenhum cientista nos top-1000, mas temos um monte de craques marrentos! Assim é difícil convencer as crianças a irem para a escola...)
    Para os atores do futebol profissional, jogadores, técnicos, clubes, investidores e patrocinadores, a seleção é um produto como outro qualquer, que serve a mesma lógica: vende chuteiras e bandeirinhas...
    O futebol-espetáculo nos aliena a partir do momento que trocamos nossas saudáveis peladas pelo hábito de encher a cara (de cerveja-pipoca-foguete-pinhão-corneta...) e virar mero expectador da profissão alheia... (eles se divertem, lucram, se exercitam) e nós pagamos, engordamos e fazemos mandigas para tentar influir nas decisões que só são finalizadas entre os torcedores Adiddas, Nike, Fifa, Grande imprensa mundial...

    ResponderExcluir
  10. O futebol não é o ópio do povo! Futebol não tem uma função, tem várias: 1.)Tem a função de transformar homens teoricamente civilizados em bichos descontrolados que berram em frente à televisão dando instruções ao jogador, como se pudesse ser ouvido! 2.)Tem a função de causar congestionamento (e vandalismo) após o jogo! 3.)Tem função de estimular um trabalhador pobre a gastar seu dinheirinho contado comprando ingresso no câmbio negro, pagando muito mais caro do que o normal, para ver "seu" time jogando. 4.)Tem a função de fazer com que pessoas que deveriam estar poduzindo para fazer jus ao salário (no horário de expediente normal) deixem de se dedicar às suas obrigações para ficar acompanhando os jogos da copa. 5.) Tem a função de fazer com que homens adultos se comportem como meninos se empenhando em conseguir a última figurinha para completar o album das seleções... Vou parar por aqui, por que tenho outros compromissos... Mas, enfim... Futebol é muito importante... é multifuncional!

    ResponderExcluir
  11. Com certeza o mundo para em uma copa do mundo.
    O mundo para? Ou o mundo capitalista para? Ou os tolos param?
    Mas continua:
    Corrupção na nossa queria Brasilia;
    Fome;
    Padres comedores de criancinhas;
    e por ai vai a lista que todo mundo sabe...
    Enquanto uns tomam remédios pra curar, outros tapam esperando que cure sozinho...
    Como diria a minha banda predileta, Metallica...
    "Sad but true...."

    Nilton Ramos Junior Xunio

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o texto, Mamuti!!!
    Tema atual que esta mexendo com o mundo!
    Pena que é só em anos da Copa para ver essa mobilização!
    Mas quem sabe um dia isso muda!
    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  13. Parabééns pelo Texto Murilo! Ficou muito bom! Tais muito chick hein! ;)
    Porém eu não paro por causa da copa, tenho coisas para fazer que não podem ser paradas por causa desse evento!

    Beeijos Laís!

    ResponderExcluir
  14. Me lembra muito a política do pão e circo....

    está mt bom o texto!!
    parabéns lilo!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o textoo, Murilo! Adorei o tema.. E, eu, com certeza se pudesse pararia tuuudo pra ver a copa!
    Beijoss, Luisa

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto Murilo.
    Meus parabéns!
    Porém, queria aproveitar a oportunidade
    para tirar um sarro dos Argentinos,
    se é que tu permites.
    Um abraço!

    CHORA MARADONA

    Sou Brasil,sou brasileiro,
    sou penta campeão
    Maradona um artilheiro,
    mas como técnico decepção

    Alemanha superior
    deu de quatro na Argentina
    Maradona e sua dor
    no choro ele domina

    Chora Maradona!!!
    O Messi não encantou
    a Alemanha foi a dona,
    pois o jogo dominou

    Maradona arrogante
    do Brasil ele zombou
    achando-se o mais importante
    de quatro ele tombou

    Sou Brasil, sou brasileiro,
    sou penta campeão
    Maradona "o guerreiro"
    de quatro foi ao chão

    Sou Brasil,sou brasileiro,
    bate coração!!!
    Argentina,"os guerreiros"
    de quatro foram ao chão.


    JORGE DA ROSA

    ResponderExcluir