sexta-feira, 23 de abril de 2010

LIBERTE A VIDA: DESEJE UM MUNDO MELHOR!

A modernidade veio acompanhada de inúmeras características e consequências à sociedade mundial. O aprisionamento de nossas vidas ao tempo, ao desejo e ao consumo é um dos traços mais marcantes da nossa era (atualmente não há mais distinção entre o tempo de trabalho, o lazer e o descanso). Estamos sempre produzindo, inclusive na hora de sonhar e desejar! A capacidade de criação e produção dos seres humanos é o recurso mais perseguido pelo atual processo de globalização. O tempo é cada vez mais rápido e está mais longe de nossas mãos, o que, de fato, impede um conhecimento adequado das questões e a tomada de ações conscientes. O mercado antes de produzir o produto cria o consumidor e estabelece suas pautas de ação. Nós somos o produto e a propaganda do mercado! Ao mesmo tempo somos promotores do produto e produto que promove. Vendedores ambulantes (a marca vale mais que o produto!). Temos a incumbência de cuidar do marketing e ser mercadoria. Nossa vida está aprisionada pelas facetas vitais da modernidade. Vivemos em uma grade de ferro! Por isto urge retomar o curso do tempo, liberando a vida dessa prisão imposta e livrando-nos do desejo de consumir o produto que somos. A vida não é um simples objeto, é um predicado. A vida é o que passa, o que atravessa, o que muda, o que transita entre nós. A vida não pode ser definida pelo que ela é, mas sim pelo que pode ser. É potência. Devemos colocar o desejo em seu devido lugar: desejando um mundo melhor, um mundo possível, uma outra história que nos permita quebrar as correntes colocadas por este novo processo de controle social. Saber desejar. É fundamental recordar que não desejamos as coisas porque são boas, mas, ao contrário, as coisas são boas porque desejamos. É hora de mudar o ritmo do tempo, do desejo e do consumo. Tudo está por fazer e por ser reinventado. Nós, hoje e sempre.

Por: Prof. Ruben Rockenbach

4 comentários:

  1. Eu adorei o texto Ruben!
    Devemos sim desejar coisas boas, não só para nós, mas para o próximo, para o mundo. Na verdade, mas do que desejar, devemos fazer essas coisas acontecerem! ;]

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Antônio Silva

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito também. Sandro Sell

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais consumimos, mais teremos a necessidade de consumir. É um círculo vicioso, nem mesmo essa pequena massa que tira proveito de boa fatia sai ganhando. O que nos consola é saber que eles também são vazios.
    Isso só vai parar quando o sistema parar, o sistema só para quando nós pararmos de alimentá-lo.

    Dayanne.

    ResponderExcluir