quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sugestões para mentes inquietas em corpos acomodados

Filmes:
O clássico: Testemunha de acusação, filme baseado num conto de Agatha Christie, com a excepcional Marlene Dietrich. É bem antigo, de 1957. Tem na Videodeca do Angeloni Capoeiras. O enredo é o de sempre, mas com muito charme europeu. Um advogado estilo raposa-velha, um juiz espirituoso, um promotor estilo Cenbraneli e testemunhas de arrasar. Você vai se surpreender com o final. 

Cult: O corte, filme do prestigiado diretor Costa Gravas. A história de um pai de família desempregado que resolve eliminar os concorrentes que possuiam melhor currículo do que ele para a próxima vaga. Até onde você iria para manter as aparências e o padrão da família num contexto de desemprego? Assista e reflita. É de 2005.

Cult-sentimento: Fale com ela, do Pedro Almodovar (2002). A história de um estupro, por paixão e loucura, de uma garota em coma. Cada personagem é uma aula de sensibilidade à parte. Muito, muito bom para quem tem uma mente degradê. Para quem é preto-no-branco, vai achar tudo absurdo. 

Livros:
Ensaios, Montaigne. Uma das obras mais modestas e mais brilhantes que alguém já escreveu. Um diário pessoal de um grande cara do século XVI. Não há filosofia barata nem filosofês difícil. É só um sujeito que faz você esquecer o quase meio milênio que os separa.

Tragédia e mistério na Villa Renaux. Do João Carlos Mosimann. Trata de um crime ocorrido em Brusque-SC, em 1949. O possível homicídio de um magnata industrial por sua bela esposa. O livro traz as partes cruciais do processo e a cobertura completa do caso. Parece um romance policial. Não dá para largar. Já escrevi sobre tal livro em outro lugar.  

Postado pelo Sandro de sempre

2 comentários:

  1. Comprei o livro sobre a vila Reanaux. Fiquei curiosa pq que meu pai disse que o morto Ivo Renaux é meu parente. Pertenço a uma family de ilustres vítimas...

    ResponderExcluir
  2. O corte é perfeito. Uso em sala de aula com os alunos e na sala de casa com os amigos :-) Uma boa pedida pra quem nao sabe o que assistir mas quer algo inteligente e ao mesmo tempo engraçado.

    ResponderExcluir