sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sexta-feira-santa

O problema de algo, uma pessoa, uma imagem ou um dia ser dito santo é que, por milagre da linguagem binária do cotidiano, só haverá santo se houver o seu oposto. O Ruben já tratou disse por aqui. Santo só existe em oposição a pecador, assim como a luz cria a treva por simples necessidade de diferenciar-se do seu contrário. Não existe alto sem baixo, quente sem frio, anjos sem demônios. É por isso que ao definirmos o que algo é, criamos, como um fantasma, a figura do seu oposto. Se fofocar não é coisa de homem, é porque fofocar é coisa de mulher.
Por isso que eu não gosto do termo “santo”. O santo cria, por oposição lógica, algo que, ao longo da história, tem produzido seres a perseguir (como a "bruxa" da gravura acima). Era quem louvava os santos que perseguia as feiticeiras; é quem santifica a sexta-feira (poupando a carne de alguns animais) que normaliza os demais dias como dias em que tudo o que não está proibido nesta sexta está permitido.
Acredito que a única forma de dar um sentido ético a essa data de hoje é tomá-la como um dia em que nos pomos a refletir sobre que práticas do nosso cotidiano são ou não opressivas aos demais seres. Se achamos que hoje os animais merecem ser poupados de nossa gula sanguinolenta, por que não amanhã? Se achamos que é exagero não comermos bois e ovelhas amanhã, por que não hoje?
Ou por respeito a Deus devo colocar a picanha no freezer para que esse cadáver só seja consumido no dia seguinte? Quando queremos honrar nosso Deus assim, com uma simples formalidade (hoje é dia da picanha permanecer congelada), criamos, pela mesma oposição, já falada, a desonra Dele para todos os outros dias.
Em suma, o problema não é que essa sexta seja dita “santa”, o problema é tornar os outros dias como normais, isto é, blindados à reflexão ética de nossa relação com os animais.

Postado por Sandro Sell
(que, meio envergonhado, gosta de churrascarias, e que hoje vai comer peixe para não ofender os seus).

2 comentários:

  1. Sou veggie desde 12 anos. Não como nada que não fique vivo após o ato KKKK Meu prato é uma delícia só pros papagaios e bezerros. Essa sexta não muda nada meu jeito tio Sandro

    ResponderExcluir