Existem diversas categorias nas quais precisam ser revistas além de um fundamento exclusivamente dogmático. A nossa Constituição, por exemplo, prega a tolerância, entretanto, trata-se de uma prática negativa porque não há compreensão sobre a diferença alheia, mas apenas o "suportar contratual face à convivência". Jamais se alcançará outros patamares de civilização caso a postura persista. Tolerância, sob o fundamento do Acolhimento, esse é o primeiro passo para algo diferente do contrato estipulado unilateralmente pelo Estado de Direito.
Tenho o habito de dizer que temos sempre duas opções, pra tudo na vida isso é valido. Algumas vezes para escolhermos uma coisa temos que abrir mão de outra. Com a Bíblia não é diferente, podemos escolher crer ou não nela. Se escolhermos acreditar na Teoria do Big Beng, temos que abrir mão do que é relatado em Gênesis. Nós vivemos em um país livre e temos liberdade de culto, podemos adorar a qualquer um, ou a ninguém. Quem acredita na Bíblia sabe que existe um Deus, que Jesus não esta morto e que um dia ele vai voltar. Quem não acredita, embora tenha o direito de não acreditar, nunca buscou uma prova de que Deus existe. Mas o que me deixa realmente intrigada são aqueles que acreditam em Deus, acreditam na Bíblia, mas simplesmente IGNORAM algumas partes dela. Alguns exemplos: ÊXODO 20:4, LEVÍTICO 26:1, DEUTERONÔMIO 7:25, DEUTERONÔMIO 11:16, ISAÍAS 42:8, 1ª JOÃO 5:21.
É inócua a discussão entre o conhecimento científico e o conhecimento religioso: este, possui fonte inspiracional, atitude mental de aceitação, pautado em dogmas; aquele, conta como fonte contigencial, atitude de dúvida e se pauta em fatos realísticos. Não se tocam.
Enquanto, em cada área do conhecimento, seja ciência, filosofia, senso comum, religião ou ideologia, se conceber uma verdade una, um uni-verso, continuar-se-á negando o outro, o não detentor da verdade que somente eu possuo. Que tal começarmos a criar e recriar espaços de consenso para a validação das verdades, como prega Maturana, e passarmos a aceitar o outro na sua verdade?
Thiago Fabres de Carvalho -
Sandro Cesar Sell -
Ruben Rockenbach Manente -
Roberto da Rocha Rodrigues -
Jonas Machado Ramos -
Jadel da Silva Junior - Felipe Moreira de Oliveira -
Caro amigo Professor Sandro Sell
ResponderExcluirExistem diversas categorias nas quais precisam ser revistas além de um fundamento exclusivamente dogmático. A nossa Constituição, por exemplo, prega a tolerância, entretanto, trata-se de uma prática negativa porque não há compreensão sobre a diferença alheia, mas apenas o "suportar contratual face à convivência". Jamais se alcançará outros patamares de civilização caso a postura persista. Tolerância, sob o fundamento do Acolhimento, esse é o primeiro passo para algo diferente do contrato estipulado unilateralmente pelo Estado de Direito.
Abraços
Desse tipo:
ResponderExcluirhttp://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPTwKka8m2VpGC1cZ3XFeVAVqM2HjU4oK5wAPdACPWTzgaHvXEe9Zfa3ekg2_ti36WdkmYjmG7CNq-w8NwpBOlQAm1T1UAGwRMUFbH29f2PxuzCqmXJwcAWE.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OQAAAFqtDZsJvayxQNHh-gSf76v_scuDofcypcqs7CrVjx2pMUkckyTR41ZUp4-axjqW4adUFvMCQfew3RqLg9BGuk8Am1T1ULmRsbjsDkZUJg1sWDJ9Rtqk1iaV.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEiJvAmqkMhaS-WdrPdCsGhX50T5hkf2_CrDffbP59_l3cRgttT-F_JiaezX1p5zmmSxM6LKdoTrNwbCgIIeMeYAm1T1UNpd2Udi1ACmh787Ibbu8kaF1XAJ.jpg
Tenho o habito de dizer que temos sempre duas opções, pra tudo na vida isso é valido. Algumas vezes para escolhermos uma coisa temos que abrir mão de outra. Com a Bíblia não é diferente, podemos escolher crer ou não nela. Se escolhermos acreditar na Teoria do Big Beng, temos que abrir mão do que é relatado em Gênesis.
ResponderExcluirNós vivemos em um país livre e temos liberdade de culto, podemos adorar a qualquer um, ou a ninguém.
Quem acredita na Bíblia sabe que existe um Deus, que Jesus não esta morto e que um dia ele vai voltar. Quem não acredita, embora tenha o direito de não acreditar, nunca buscou uma prova de que Deus existe. Mas o que me deixa realmente intrigada são aqueles que acreditam em Deus, acreditam na Bíblia, mas simplesmente IGNORAM algumas partes dela. Alguns exemplos: ÊXODO 20:4, LEVÍTICO 26:1, DEUTERONÔMIO 7:25, DEUTERONÔMIO 11:16, ISAÍAS 42:8, 1ª JOÃO 5:21.
É inócua a discussão entre o conhecimento científico e o conhecimento religioso: este, possui fonte inspiracional, atitude mental de aceitação, pautado em dogmas; aquele, conta como fonte contigencial, atitude de dúvida e se pauta em fatos realísticos.
ResponderExcluirNão se tocam.
Enquanto, em cada área do conhecimento, seja ciência, filosofia, senso comum, religião ou ideologia, se conceber uma verdade una, um uni-verso, continuar-se-á negando o outro, o não detentor da verdade que somente eu possuo. Que tal começarmos a criar e recriar espaços de consenso para a validação das verdades, como prega Maturana, e passarmos a aceitar o outro na sua verdade?
ResponderExcluirAbraço Sandro,
Elle.
Obs. ainda esperando as réplicas, risos!