quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dilma e o lombrosionismo do CSI

A recente sanção pela presidenta Dilma da lei que obriga os condenados de crimes violentos a fornecerem seu DNA para futuras investigações criminais, apresenta o mesmo problema do velho lombrosionismo: 
1. Como só quem é condenado é o pobre, o banco não vai ser um banco dos “DNAs violentos”, mas um banco de “DNA dos Fudidos-Fedorentos”; 2. E assim sendo,o banco de “dados” terá muito mais DNA de favelados, retardados, não-brancos etc., permitindo, inclusive, a correlação entre crime e raça, a partir de tal amostra viciada (mas que será apresentada como “científica”); 3. Dado a essencialidade de tais informações e os múltiplos desvios que podem sofrer, é inconstitucional que o Estado, com fins preventivos para lá de duvidosos, force o sujeito a ter que as entregar à força (se você não faz o teste do bafômetro para não produzir prova contra si num processo atual, como pode ser obrigado a fornecer DNA para um eventual processo futuro?);4.  em conclusão: É o nosso direito penal do inimigo, uma mistura de dedo trancado na gaveta e sessões noturnas de CSI.  

3 comentários:

  1. Eh 1984 cara. Esse povo tah todo de olho na gente isso sim

    ResponderExcluir
  2. Enquanto a prioridade do sistema for o miserável, através de tantos mecânimos como este, a bandidagem de terno estará bem segura.

    ResponderExcluir
  3. Right here is the perfеct ωеbpage for аnyone whο wants
    to finԁ out about this topiс. You геalize so much its almost
    haгd to arguе wіth you (nоt that I pеrѕonally wοuld wаnt to…HaΗа).
    You definіtely put a frеsh ѕpin on a topic
    ωhісh has beеn written аbout fοr уeаrs.
    Gгeat stuff, јust ωondeгful!


    Also visit my wеblog - buy ephedra plant

    ResponderExcluir