quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do advogado

       No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil, e por isso comemora-se nesta data o Dia do Advogado. Por isso, resolvi escrever este texto, para parabenizar, não aqueles que são bacharéis em Direito e passaram na prova da OAB, mas aqueles que são VERDADEIROS ADVOGADOS. Aqueles que acreditam que “Irresistível é o fascínio de lutar pela defesa do direito de alguém. Salvar liberdades, honras, patrimônios de toda espécie, materiais e morais.” (Código da Vida de Saulo Ramos.)
       O verdadeiro advogado é aquele que, de forma destemida, luta pela defesa do direito do seu cliente sem esquecer-se da ética e da moral. O verdadeiro advogado tem como principal motivo de vitória o conhecimento jurídico. É a inteligência que fez a diferença, não os “contatos”. Aquele que é um advogado de verdade sabe lidar com a derrota, e mesmo que seja difícil sempre a transforma em uma derrota que desperta e nunca em uma que mata.
        Saber ouvir, saber falar, a humildade, a paciência e a perseverança são adjetivos de um verdadeiro advogado.
        Parabéns a todos aqueles que de forma justa e destemida luta pela defesa de direitos e assim, alcançam a paz social. E que os seguintes versos de Rui Barbosa, jamais possam ser realidade em suas vidas: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

Paulini Scardua Sabbagh


Já a minha homenagem é...
Conta-se que... o avião estava com problemas nos motores, e o piloto pediu às comissárias de bordo para prepararem os passageiros para uma aterrissagem de emergência. .
Alguns minutos depois, ele chama uma atendente para saber se tudo está bem.
Ela responde:
- Todos estão preparados, com cinto de segurança e na posição adequada. Menos um advogado, que está entregando seu cartão aos passageiros!

(Parabéns aos honrados advogados: de todas as classes que ostentam o lema da justiça, a de que mais se faz piadas e a que menos se tornou uma).

Sandro Sell

Um comentário:

  1. Corrigindo: "Parabéns a todos aqueles que de forma justa e destemida lutaM pela defesa de direitos e assim, alcançam a paz social."

    =D

    Beijo

    ResponderExcluir